sábado, 21 de novembro de 2015

Corrupção Brasileira causas e soluções

Jacó Bitencourt
Mateus Nolasco
Rafael Gonçalves

Resumo:
Nesse artigo, iremos discutir a corrupção brasileira tanto no seu passado quanto no presente. Suas causas, a influência do jeitinho brasileiro, a questão da impunidade e suas possíveis soluções. Esses e outros serão abordados no artigo a seguir.

Palavra chave: Corrupção; jeitinho brasileiro; impunidade.

ABSTRACT: In this article, we will discuss the Brazilian corruption both in the past and present. Its causes issue of impunity and possible solutions. These and others will be addresses in the following article.

Keywords: Corruption; Brazilian way; Impunity.

Segundo a Wikipédia “corrupção” é o ato ou defeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagens em negociações onde se favorece uma pessoa e se prejudica a outra. É tirar vantagem em um “projeto de poder” atribuído, geralmente busca oferecer ou prometer vantagens indevidas a funcionários públicos para determina-los a praticar ou omitir ou retardar o ato do oficio, conforme o artigo 333.

Para entendermos o atual estado de corrupção brasileira temos que voltar no tempo, mais precisamente desde a “descoberta” de nosso país.
No período da colonização portuguesa frequentemente os funcionários públicos encarregados de fiscalizar o contrabando e qualquer transgressão contra a coroa portuguesa, não faziam, ao invés disso alguns praticavam o comercio ilegal de produtos brasileiros.

Podemos também analisar que no período da colonização onde os senhores das terras tinham direito sobre elas e ao mesmo tempo não eram legítimos donos destas já que pertencia a coroa portuguesa, causando grande confusão de poder sobre a terra que se reflete até hoje na sociedade sobre o pertencer das coisas públicas.
Voltando para o presente, que amanhã já será passado, notamos toda a poeira que foi posta para debaixo do pano vir à tona, ou talvez nem todos esses episódios de corrupção possam ser só a ponta do iceberg.

Um desses casos recentes e curiosos é o da empresa SAMAR. As pessoas atualizadas devem recordar que recentemente o rompimento de uma barragem em Minas Gerais, fazendo com que duas ondas de lama contaminada destruíssem parte de uma cidade, chamada Mariana.

Até aqui vemos triste e trágico algo pouco noticiado pelas principais mídias do país, se é que esta empresa uma de suas controladoras a Vale do Rio Doce, esta está amplamente envolvida em financiamento de campanha para presidentes, senadores, deputados estaduais e federais, e principalmente a pessoas ligadas a fiscalizações das mineradoras e das barragens. Para ter uma noção são 184 barragens para cada fiscal, sendo que MG só conta com 4 profissionais. A partir desses dados podemos notar que há algo muito errado ai.
Outro caso que mesmo não sendo tão recente, mas que ainda se arrasta pela justiça é o mensalão que ocorreu na câmara federal e foi responsável pelo desvio de aproximadamente 55 milhões de reais. Nele partidos aliados ao PT recebiam propina para votar a favor dos interesses predeterminados. Esse caso ainda se arrasta pela justiça e já dura há 10 anos.

E mais e mais outros casos que aqui poderíamos citar, uma unanimidade é que entre os maiores casos de corrupção no Brasil, de 10,6 casos tem extrema relação com o partido social democrata brasileiro “PSDB”.


Essa corrupção tem ligação com falta de moral e ética do cidadão, tanto do corruptor quanto do corrompido, que são dois lados da mesma moeda, e de certa maneira o povo acaba pagando o pato, pois o dinheiro usado em desvio para fins próprios são arrecadações por meio de impostos que seriam possivelmente destinados a saneamento básico, segurança, educação e programas de abrangência social.

Segundo o site dicionários informal o jeitinho brasileiro seria “uma expressão” usada pelos brasileiros para definir a capacidade de resolver determinadas tarefas, situações ou até mesmo problemas.



Se observamos com olhar critico e dinâmico esses “jeitinho” contribuiu para o ciclo vicioso de corrupção, pois nele não existem princípios éticos e morais, somente o sentimento de querer sempre se dar bem em cima dos outros.

Outra coisa que contribui para o andamento da corrupção é que o brasileiro é apático em relação a dizer não ao ato de corromper, pelo fato de haver uma importância mínima nesse quesito, contribuiu para que o corrupto prossiga com o ato de corromper e no máximo gera uma impunidade por parte da população que já descrente do atual sistema de justiça brasileiro, dando a entender que, se você é rico e tem condições de pagar um ótimo advogado, certamente será impune de qualquer crime que seja cometido, já dizia um sábio cantor brasileiro “quanto mais culpado melhor o advogado”.

Por isso cada ato como Dar dinheiro a aquele guarda para se livrar da multa, aquela guarda propina para comprar uma carteira de habilitação para sair mais rápido, aquele velho suborno para levar  vantagem na hora de uma competição. Por mais que mínimos contribuem para que a máquina da corrupção continue a funcionar a todo o vapor e no final aquela pessoa que foi corrompida vai chegar ao pensamento: “Se ele ganhou por que eu também não” a partir disso o ato continua e o corrompido vira corruptor,” uma sociedade corrupta tem o governo que merece, o governo de seu país nada mais é do que o reflexo do povo.

No final das contas quem praticou esse jeitinho brasileiro sempre perde, pois tem seu dinheiro desviado por outros semelhantes, até porque os governantes saem do povo, e se a cultura estimula esse jeitinho brasileiro, essa falta de ética e moral, inevitavelmente a corrupção continuará.

A corrupção no Brasil é um caso muito grave, para ser resolvido são necessárias mudanças drásticas, no combate as corrupções deveram modificar as leis que hoje são uma dificuldade para combatê-la em alguns casos torna-se até estimulantes para esses atos repugnantes, outro ponto a ser abordado são os vários e vários funcionários fantasmas impregnados nos setores públicos, em outros países o presidente preciso da aprovação do senado para contratar seus funcionários públicos, em outros países a presidente precisa da aprovação do senado para contratar seus funcionários públicos, em quanto que no Brasil a presidente contrata quantos achar melhor, limitar o número de cargos que podem ser oferecidos é uma necessidade indiscutível.

Devemos acabar com as emendas individuais, pois essa está sendo usado hoje como moeda de troca e para campanhas eleitorais, mas o ponto e esse são bem claros é que devemos ter mais transparências das contas públicas, em pleno século 21 é imprescindível o uso da internet nesse aspecto, devemos também ter mais transparências no financiamento das campanhas eleitoras, uma vez que os partidos recebem financiamento baseado em interesse de empresário que lhe ajudou, ou os deixamos mais transparentes ou acabamos com financiamento de empresas particulares, enfim agora o aspecto mais importante que é a educação, que essa é a melhor e o ponto de pontapé inicial para todas as outras já não é novidade para ninguém, com essa melhora teríamos um interesse e um entendimento maior dos brasileiros sobre política, visto que na nossa atualidade grande parte do povo brasileiro não se interessa e pior ainda não tem entendimento básico sobre política.

A corrupção é inabalável e o quanto a população brasileira é conivente com ela, quando se fala em corrupção chama a atenção de grandes casos que envolvem milhões de reais e os pequenos desvios no nosso dia a dia, eles nos revoltam. A percepção do cidadão está mudando bastante, estamos vivendo uma fase no Brasil, a juventude que chegou aos cargos de promotor, cobrador e etc, tem uma nova postura e a policia federal também, isso tá fazendo com que as novas gerações, pensem um pouquinho mais como combater a corrupção, reduzindo mais a flexibilidade ética que se caracterizou o Brasil e a gente pode evoluir a partir da ação dos jovens que estão chegando, porque a nossa geração mais antiga aceitava os pequenos desvios e aceitamos os pequenos desvios e acaba gerando caminhos para grandes desvios.

Nós passamos por um período complicado com a ditadura e pós-ditadura, Nós tivemos a partir de 88 a abertura democrática importante e com mais democracia é natural que criamos mais informações e com essas informações as pessoas podem escolher ou podem verificar o que é antiético, então sempre que tivermos problema de corrupção como todo mundo maior ou menor grau, mais é verdade que hoje temos mais informações, mais acesso a comunicação, portanto se tivermos mais comunicação é possível combater a corrupção.

Referencias:





2 comentários:

  1. - Abstract desalinha com fonte e tamanho de letra diferente do restante do texto;
    - A linguagem coloquial de está aspeada (4º parágrafo);
    - Texto com muitas informações incompletas;
    - O texto apresenta muitas frase feitas, jargões inadequados para produção científica;
    - Que final das contas...?
    Professora
    Ecineide Soares

    ResponderExcluir
  2. Retificando:
    - Abstract desalinhado a com fonte e tamanho de letra diferente do restante do texto;

    ResponderExcluir

Reaja! Comente!