quinta-feira, 23 de julho de 2015


TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO



Rafael Gonçalves Dias
Mateus Nolasco de Jesus
Brenda Amanda Dos Santos
Gleise Kelle Cardoso Conceição


Resumo: Nesse artigo, iremos discutir os benefícios do uso da tecnologia na educação em prol de uma aula expositiva mais interessante e a necessidade de um docente capacitado para a aplicação dos recursos tecnológicos em sala de aula. Esse e outros serão abordados no artigo a seguir.


Palavras-chave: Tecnologia; Educação; Capacitação.



Em pleno século 21, já não é mais possível ignorar o uso da tecnologia, seja na saúde, na indústria, na construção civil, no transporte e no nosso foco de hoje: A educação.

Com as crescentes evoluções tecnológicas, a Internet já está praticamente invadindo todo o mundo, grande parte dela já está, pode se dizer " Conectado ".

E a cada tempo que passa, mais e mais instituições educacionais estão aproveitando esse mundo conectado e aderindo a implementação da tecnologia no meio educacional. Um exemplo seriam as faculdades, as universidades, os colégios, tanto públicas quanto particulares que estão aderindo ao uso da tecnologia, um exemplo desse uso seria as aulas a distância, que se torna essencial para quem não tem uma faculdade seja perto ou na sua cidade e também estudar pela internet para fazer seu vestibular, cursos Online etc...  

A partir do seu uso, abrisse leque de possibilidades, como:

Ir até a lua, navegar dentro do corpo humano, fazer pesquisas mais detalhadas e de maneira clara e rápida através de motores de busca como o Google, tudo isso sem sair de casa.

Na aula de biologia por exemplo poderíamos observar plaquetas de sangue, ou até mesmo fungos que antes nem sabíamos a forma, agora veríamos através de um microscópio eletrônico. Em português, poderia agora ser trabalhada a capacidade textual do aluno, no Writer, da suíte LibreOffice ou até mesmo ler livros, que antes muitas vezes inacessíveis, agora de maneira gratuita e online. Poderíamos usar os recursos tecnológicos para fins informativos como fazer uso de sites de noticias como BBC, UOL, TERRA, IG, GLOBO e assim trabalharmos os assuntos da atualidade.



http://leiaeduc.blogspot.com/2012/06/tecnologias-na-educacao.html

Poderíamos produzir mini documentários relacionados a determinado assunto ou matéria; as avaliações poderiam ser feitas de maneira online; o popular WhatsApp e o Facebook seriam usados também para formar grupos de estudos online. Treinaríamos tanto o nosso inglês quanto o espanhol usando o Skype ou o hangouts ON AIR para conferência e intercâmbio com alunos de outros locais, e até mesmo na construção de blogs sobre determinados assuntos, como aqui relacionado a tecnologia na educação.

As aulas não seriam agora somente feitas com o quadro e o piloto, uma junção entre eles e o projetor poderia ser feita para tornar a aula mais dinâmica e interessante;
E não só benefícios dentro da sala como também fora dela, um exemplo séria as salas de auditórios, onde seriam passados vídeos e filmes educacionais. Na secretaria onde substituiriam os dados manuais para os digitais, tudo agora, ao alcance de um click e a sala de informática, como o próprio já diz.

Porém, se analisarmos bem, chegarmos a conclusão o que o sistema educacional, mesmo praticando devagar o uso da tecnologia para sua melhora, esta se mostrando já pouco eficiente de certa forma. Mas porque ? Quais os motivos que fazem com que seja pouco eficiente ? Se pararmos para fazer uma breve analise do sistema de educação brasileiro, ele continua com o mesmo modelo de aprendizado arcaico, não adequado as novos recursos a serem usados e sem modificar a maneira de como o conteúdo é apresentado e ensinado ao aluno. Além de professores incapacitados que insistem na chamada “aulas tradicionais” na qual utilizam somente o quadro e o piloto.

Nesses tempos, o aprendizado para se aprimorar, “ o quanto mais, melhor. “ já esta quase se tornando inexistente.




Nos dias de hoje em algumas escolas, os alunos se deparam com um modelo de ensino tradicional e não sentem vontade de assistir determinada aula, e fazem o óbvio que é sair da sala de aula. Aposto que muitos professores já devem ter se perguntado: porque os alunos “filam” minha aula ? Talvez a resposta seja, que existem coisas que prendem mais a atenção do que a própria aula, ou melhor, a algo de errado na maneira com que o professor transmite o conhecimento, seu plano de aula ou sua metodologia de ensino.

E qual seria essa “coisa “ que prende a atenção do aluno ? Seria sem sombra de duvidas as possibilidades tecnológicas que se tornam mais atraentes para o aluno. Entretanto, a maioria dos jovens usa para entretenimento, como escutar música no Youtube, jogar jogos online, entrar em redes sociais e etc, tudo o que divirta. Porem, poucos buscam por meio do acesso tecnológico o aprimoramento do conhecimento.


Mas... quem seriam os responsáveis pela inserção da tecnologia na sala de aula? como o uso da internet, de Tablets, computadores e aplicativos e outras plataformas que seriam usadas para o estimulo de aprendizado e da imaginação dos alunos, fazendo com que o interesse do aluno se foque também na sala de aula utilizando a tecnologia a seu favor.

Agora, imagine um corpo humano onde a cabeça seria o governo e partes dos membros fossem os investimentos como a modernização das escolas e implementação de projetos relacionando a tecnologia com a educação, capacitação para uso dessas tecnologias e os professores que seriam como extensores e praticantes desse ciclo. Ao meu ver, um necessita do outro para que o ciclo não pare.

Caso chegássemos a esse ponto, o professor deixaria de ser somente um transmissor e passaria também a ser um mediador. Imagine um desfiladeiro, de um lado estaria a tecnologia e do outros os alunos, e o professor seria a ponte confiável e segura que iria orientar os alunos dentro de cada projeto, escolhendo qual seria o melhor meio tecnológico para cada momento.

Por esse motivo, um docente capacitado se torna essencial para que saiamos do nosso período atual de experimentação de tecnologia no meio educacional, algo como se fosse uma fase “ Beta “ ou fase de testes.

Embora tenha acontecido toda essa reflexão, definitivamente, não existe consenso absoluto entre a tecnologia e seus prós para a educação. Mas, como eu, muitos acreditam que com uma reestruturação e remodelagem escolar, poderíamos obter índices melhores no aprendizado usando a tecnologia para melhorar o nosso método educacional. Não como inimiga da educação e dos educadores como é a visão de muitos, mas, como o recurso que pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal. Tudo depende da maneira de como ela será utilizada.




REFERÊNCIAS:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reaja! Comente!